Balzac

July 3, 2007

Em alguma parte de O Pai Goriot tive a impressão de que este livro poderia ser para mim o que foi A Rebours, de Joris Karl Huysmans, para o jovem Gray, que o leu incitado por Lord Henry Wotton (sim, é este o fatídico livro dos pecados; de nada). Quando, a certa altura, Vautrin se põe intentado a coagir o jovem Eugène, quase me deixo seduzir por seus conselhos, ludibriado pelo furor que minha fortuna e beleza poderiam causar na sociedade. Mas com um esforço sobre-humano posso afirmar, solene, que me mantive firme, amigos, me mantive firme.

(Percebam os senhores que inclui diversos links para o mecenato espontâneo).

9 Responses to “Balzac”


  1. mas você ter resistido à influência não matou todo o encanto? Imagine o Dorian dizendo “eu me mantive firme”.

  2. Dael Says:

    Explico: Vautrin não foi tão convincente quanto Lord Wotton, e suas intenções eram um tanto mais nebulosas. Não creio que teria resistido a este segundo.


  3. Também acho que no quesito influência, Vautrin está uns degraus abaixo do senhor Harry.

  4. Donato Says:

    Você chegou a ler a continuação da carreira de Vautrin?

    O próprio Wilde dizia ver uma correspondência muito grande entre a sua vida e à de Lucien Chardon.

  5. Dael Says:

    Não li, Donato. Em qual dos livros ela se dá?

  6. dsferrara Says:

    Nas “Ilusões Perdidas” e nos “Esplendores e Misérias das Cortesãs”.

  7. dsferrara Says:

    Ah, e Lucien Chardon é uma espécie de substituto de Rastignac.

  8. dsferrara Says:

    Leia os dois, Dael. O segundo será um tanto mais difícil de encontrar traduzido e em volume separado, embora seja um livro delicioso de ler (parece-me que nenhum editor brasileiro se deu conta disso até hoje). De qualquer forma, você o encontra num dos volumes da Comédia Humana, lançada pela editora Globo.

    Estou com saudades do Balzac. Acho que deveria voltar a lê-lo.

    O senhor já está devidamente “linkado”.

    (Não sei por que inventei uma crase num dos meus comentários. A pressa é inimiga, etc.)

  9. Dael Says:

    Donato, muito obrigado pelas dicas e pelo link. Gostei do seu blog também, de modo que já retribui o favor.🙂


Leave a Reply

