Caso

July 6, 2007

Ser blogueiro é mais ou menos como ser estudante de Jornalismo, um processo de leve e constante auto-flagelo, no qual, dia após dia, o espírito sofre alfinetado por diversas pontadas de vergonha e comiseração. Cada qual a seu modo, blogueiros e estudantes de Jornalismo são dois tipos dos quais a opção de vida custa-se para entender.

Um estudante de Jornalismo, ao passo que se dedica e almeja ser bom nisto, deve estar todos os dias a justificar sua escolha para si mesmo. Todos os dias a olhar os idiotas que estão nas classes ao seu lado, observá-los em sua crença idiotinha de que vão ser os próximos grandes jornalistas deste país. É terrível ter de envergonhar-se por um outro – atitude típica de um espírito frágil –, enrubescer-se pelas conversas que se vê pelos corredores todos os dias etc. pois nessas situações tenho sempre de fechar os olhos e pensar “é só uma faculdade, é só uma faculdade” como se pensasse um filho obrigado pela mãe a comer brócolis “é só um inofensivo matinho, é só um inofensivo matinho”.

Um blogueiro, por sua vez, que se dedica a textos bem acabados visando uma platéia assim mais elitista, está a todo dia na inglória luta de superar-se, texto após texto, no objetivo infernal de suprir este mundo doido, onde a Internet e Seu Milhão de Bits Diários se responsabilizam por deixar tudo volátil e comer a cabeça de criancinhas. Dia após dia, um blogueiro observará os seus vizinhos, perscrutando-os, vendo se já deixaram sua marca diária e rir-se de um ou outro quando vê um texto bobinho, dizendo “hi-hi, ele não se superou hoje” ou apenas “hi-hi”. E é árduo o acompanhamento das visitas, de “quantas pessoas leram esse meu texto? Hmm, hoje foram quatro mil e duzentas ha-ha-ha”, porque se um certo dia foram somente quatro mil pensa-se “Hmm” apenas.

Aquele que se preza em ter um blog bonito porque é um profundo esteta, e aqui me refiro apenas aos bons blogueiros – um dia, como todos, já fui um mau blogueiro, mas eu ainda não tinha barba. Agora já tenho uns tantos fiapos, olha aqui ó –, aquele que se preza tem esse tipo de preocupação: leitores. The same way os escritores, preocupados com as emissões da Editora dizendo-lhe “45 vendidos essa semana, Sir”. Um homem que escreve deseja saber que efeito suas palavras tiveram na cidade, no país, no planeta, porque todo homem que escreve tem esse tipo de ambição. Não tivesse e seus escritos não estariam publicados, pois o fato é que nenhum que se acredite dono de alguma habilidade fraseológica dá-se calado por muito tempo. O blog apenas veio facilitar o exercício de arrogância diário destes senhores. Desse modo, ao passo que a arrogância precisa de platéia para estabelecer-se, o blogueiro precisa de leitores para manter-se. E aí está sempre nessa batalha para não ser engolido, eternamente a redigir.

Um a seu lado a sofrer pelas diárias demonstrações de pobreza de espírito por parte dos colegas e dos professores e do Jornalismo. O outro, pela flutuação no gráfico de seus leitores. Dois martírios que só se faz cumprir nesta vida porque, afinal, existem outros muito piores. O mal, porém, consiste em que alguém tente assumir as duas funções de uma vez, como neste exato momento se dá o meu caso. Impossibilito-me de sucumbir porque não me é dado preocupar-me tanto com essas coisas, mas preciso admitir-lhes, na ânsia de sua compaixão irrestrita, que minha vida tem andado assaz sofrida. Ok, exagero. Mas preciso de férias. E rápido.

3 Responses to “Caso”

  1. Fabiane Says:

    hi hi

    (um dia vou ser blogueira que nem você)
    (aí quem sabe eu desista de ser jornalista)

    Oo

  2. alexandre Says:

    bom, de blogs não entendo e
    na verdade nem de jornalismo…
    mas este último talvez não seja de todo mal
    más são as pessoas que tentam torná-lo “jornalogia” ou coisa semelhante

    abraços

  3. Filigraana Says:

    Oh meu Deus!, eu sou estudante de jornalismo. (Aqueles idiotas…)


Leave a Reply

