tá todo mundo dançando, eu também quero dançar

November 25, 2007

“I am a deeply superficial person.”
AndyWarhol

 

Metade das músicas do mundo é sobre amor porque esse é o tema mais cinicamente tratado pelo gênero humano. O mais indefinível dos sentimentos é também o mais incômodo quando colocado à luz da realidade – outra balela que preferimos deixar quietinha para evitar conclaves. Existem duas classes de seres humanos – os que vão fundo nas questões da percepção, só ou socialmente, e os que deixam o caminho pra depois. A segunda categoria envolve-se em mais preconceitos, não por falta de caráter, antes por ignorar a composição dos conceitos. A primeira apresenta várias ramificações, mas cabe dizer que está mais longe de escutar pagode. Não vou dizer que o pagode é ruim, só não apetece aos martelos do ouvido. A primeira classe tem o problema de que às vezes se esquece de por que não ouve pagode. Há duas opções extremas de algum interesse: a) são todos da primeira classe que se ressentem pela qualidade do som, b) ressente-se, em lugar dos martelos, a construção da imagem ante outrem. Os da segunda classe geralmente não se incomodam de ouvir pagode posto que apenas ouçam. São seres práticos, agem, e poder-se-ia dizer que fazem o mundo girar apenas movimentando as perninhas em sua superfície.

Uma velhinha entrou no ônibus em que eu repousava antes da viagem; abriram a porta e tão logo localizei a poltrona, pus-me a cochilar, cansado estava. O chapéu devidamente posicionado sobre as pestanas fez-me pensar que desistiriam depois da primeira sacudida que deram no meu braço dizendo Moço, ô moço, mas não, insistiram mais, sacudiram mais. Abri os olhos, vi a velhinha, olhos grandes e amarelos, me estendendo a mão Aceita um cartãozinho com a palavra de Deus, moço? Não. Educado, mas não. Fez-se o silêncio, porque o segundo grupo domina o mundo. A separação, há que se estar atento, não é diametral, não é questão de um pensa outro não pensa. Funciona assim: um pensa sobre as questões, outro pensa pelas questões. Assim, não duvido que alguém quisesse me bater naquela hora e colocar reajustada a justiça do ambiente.

As duas classes estão largamente amalgamadas uma à outra, porque a natureza tem dessas de ficar se misturando. Elas existem apenas in loco, ou seja, não existem, homenzinho. Fossem uma e outra, no entanto, e estariam ambas condenadas. Quando uma missa acontece/ ou quando vai acontecer/ você sabe que uma prece não vai te dizer/ que o diabo agradece por você.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: